sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Lei seca

                                          



Segundo o gráfico a cima pode se constatar que logo após a lei seca ser posta em prática o numero de mortes caiu de de  6.729 (2007/2008) para 6.614 (2008/2009), cerca de 2%. O que pode parecer um valor pouco expressivo, na verdade nos indica que em um país como o Brasil em que o numero de acidentes e mortes são extremamente elevados, está conseguindo pouco a pouco diminuir esta triste realidade.
O comportamento imprudente das pessoas no trânsito já tirou milhares de vidas, tantas que varias leis foram formuladas no intuito de diminuir o numero de acidentes, mortes e feridos. A lei seca é uma das mais importantes, lançada em agosto de 2008, proibiu a consumação de álcool para cidadãos que estivessem dirigindo algum veiculo. Na primeira vez que tal lei foi posta em prática, havia uma tolerância de 0,1 mg de álcool no bafômetro (material usado para medir a quantidade de álcool no sangue) porém a partir de 2012 a lei seca ficou mais rígida e finalizou qualquer tipo de tolerância. A mudança no Código Brasileiro de Trânsito possibilita que vídeos, relatos, testemunhas e outras provas sejam consideradas válidas contra motoristas embriagados e também aumenta a punição administrativa de R$ 957,70 para R$ 1.915,40.

 Tomamos consciência do fato de que o trânsito resulta do comportamento humano, e que esse tipo de comportamento está entre os mais perigosos, uma vez que causa a morte anualmente de 50.000 brasileiros, dentre os quais 5.000 crianças. A percepção é um componente importante desse comportamento.  (Rozestraten, 1988, p. 128)

By: Alexandre Passos

Nenhum comentário:

Postar um comentário